Saúde Villa Clínica na Vila Laura (Brotas) em Salvador

Especialidades

Reumatologia

A Clínica Saúde Villa tem como objetivo proporcionar melhor qualidade de vida e atendimento humanizado para o paciente reumatológico, evitando ou minimizando possíveis sequelas futuras.

Para isso, reúne profissionais capacitados nas áreas de Reumatologia, Fisioterapia, Psicologia e Nutrição, todos treinados e orientados aos cuidados necessários para o atendimento multidisciplinar do paciente.

 

Nossa reumatologista

Os pacientes da clínica contam com a orientação da Dra. Priscila Ribeiro da Hora que possui graduação em Medicina e pós graduação nas áreas de Clínica Médica e Reumatologia.

 

Entenda um pouco mais sobre a Reumatologia

A maioria dos pacientes chega com algum quadro de dor nas articulações, músculos, ossos, tendões ou bursas.

O termo reumatismo, embora consagrado, não é um termo adequado para denominar um grande número de diferentes doenças que tem em comum o comprometimento do sistema músculo-esquelético.

Quando alguém diz que tem artrite significa apenas que tem inflamação na articulação, que pode ser manifestada por dor, edema (inchaço) e calor na articulação (junta).  A artrite não é um diagnóstico. É uma manifestação que ocorre na maioria das doenças reumáticas. O paciente deve procurar saber o diagnóstico exato de sua doença e não se satisfazer com o diagnóstico de “reumatismo”, “doença reumática” ou de “artrite”.

Muitas dessas doenças são de evolução crônica e necessitam de tratamento prolongado, mas a evolução e o prognóstico são muito variáveis de doença para doença e de paciente para paciente.

Ao contrário do que se diz popularmente, não é uma “doença de velho”, pois pode acontecer em qualquer idade, inclusive em crianças recém-nascidas.

Um bom reumatologista precisa ser um excelente clínico. Isso significa conhecer muito bem as doenças de outras especialidades e saber explicar ao paciente que nem todas as dores no corpo levam a um diagnóstico reumatológico.

Só então poderá diagnosticar e tratar corretamente doenças reumatológicas como Artrose, Osteoporose, Fibromialgia, Gota, Lúpus Eritematoso Sistêmico,

Artrite Reumatóide, Febre Reumática, Doença Muscular Inflamatória, Vasculite, Espondilite, Esclerodermia, Síndrome do Anticorpo Antifosfolípide, Síndrome de Sjögren, Doença de Paget, Tendinite, Fasceíte Plantar, entre outras.

Podem ocorrer também artropatias secundárias a doenças não-reumáticas, ou seja, queixas osteoarticulares na evolução de doenças como Diabetes Mellitus, Hipotireoidismo, Hipertireoidismo e Tumores.

As doenças reumatológicas também podem se manifestar em diversos órgãos do corpo, causando inflamações em locais como rins (nefrites), vasos sanguíneos (vasculites), coração (miocardites, pericardites), nervos (neurites) e pele (dermatites), entre outros.

 

 

 

 

 

 

 

 

Saúde Villa Clínica © 2017 | Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por BeeWeb