Saúde Villa Clínica na Vila Laura (Brotas) em Salvador

Especialidades

Nutrição

Buscar orientação nutricional é muito mais do que começar uma dieta. É a busca por viver em equilíbrio, fazendo escolhas inteligentes na alimentação e mudanças no estilo de vida. A mudança na rotina alimentar muitas vezes tem um impacto benéfico na família inteira.

Pensando assim, a Clínica Saúde Villa oferece aos seus clientes acompanhamento nutricional individualizado, sob a supervisão da nutricionista Lívia Araújo de Jesus Alcântara, especialista em Nutrição Clínica e Esportiva.

 

Entenda mais sobre o acompanhamento nutricional especializado

O acompanhamento visa a promoção da saúde, a reeducação alimentar, a intervenção em estados cirúrgicos, e o diagnóstico e a intervenção em doenças como obesidade, hipertensão, dislipidemias, diabetes, esteatose hepática, gastrite, refluxo gastro-esofágico, intolerâncias e alergias alimentares, entre outras.

Após a avaliação inicial, é feito um planejamento alimentar compatível com o estilo de vida e a condição clínica do paciente.

Sua nutricionista ou seu médico também podem solicitar uma Bioimpedância, moderno método para avaliação da composição corporal.

 

Bioimpedância

A Bioimpedância é um método não invasivo, rápido, indolor, baseado na passagem de uma corrente elétrica de baixa amplitude, fornecendo dados confiáveis de Peso, Massa Magra, Gordura Corporal, Água Corporal Total, IMC (Índice de Massa Corporal), e TMB (Taxa Metabólica Basal), que mede a quantidade de calorias que o corpo gasta para funcionar.

Com base nesse exame, o cardápio é melhor elaborado e as metas mais facilmente atingidas.

O exame não é indicado para gestantes, portadores de marca-passo e para quem tem placas metálicas em braços e pernas (exceto se for apenas de um lado).

 

IMC                                                                                                                              

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma medida internacional que tem o objetivo de avaliar o grau de risco associado à obesidade e verificar o seu peso ideal. Para fazer o cálculo é bastante simples. Basta você dividir o seu peso (em quilos) pela altura (em metros) ao quadrado. Por exemplo: para uma pessoa com 1,80 m de altura e 75 kg, o IMC é 75 / (1,80 x 1,80).

IMC = 75 ÷ 1,80²

IMC = 75 ÷ 3,24

IMC = 23,1

Após obter o seu IMC basta comparar na tabela abaixo:

IMC abaixo de 18,5 = Baixo Peso

Isso pode ser apenas uma característica pessoal mas pode também ser sinal de desnutrição.

IMC 18,5 - 24,9 = Peso normal

Parabéns, você está com peso normal, mas é importante que mantenha hábitos saudáveis de vida para continuar assim.

IMC 25 - 29,9 = Sobrepeso / Pré-obesidade

Embora ainda não seja obeso, algumas pessoas já podem apresentar doenças associadas, como diabetes e hipertensão.

IMC 30 - 34,9 = Obesidade Grau I

Sinal de alerta! Chegou a hora de se cuidar, mesmo que seus exames sejam normais. Cuide da alimentação. Você precisa iniciar um acompanhamento com nutricionista e/ou endocrinologista.

IMC 35 - 39,9 = Obesidade Grau II

Sinal vermelho! Nessa faixa, o risco de doenças associadas está entre grave e muito grave. Não perca tempo! Busque ajuda profissional já!

IMC acima de 40 = Obesidade Grau III / Obesidade Mórbida                             

Sinal vermelho! Nessa faixa, o risco de doenças associadas está entre grave e muito grave. Não perca tempo! Busque ajuda profissional já!    

 

 

 

Saúde Villa Clínica © 2017 | Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por BeeWeb